terça-feira, 17 de novembro de 2009

O comportamento do consumidor

Desde o início do comércio no mundo há uma preocupação em conhecer quem é o consumidor... o que este deseja... por quais motivos efetua uma compra... quando... etc. A partir do aumento da competitividade entre as empresas, a necessidade de conhecer o consumidor se tornou ainda maior.

Psicólogos, profissionais de marketing, publicidade e propaganda, administradores, vendedores, enfim, todos desejam conhecer o consumidor, saber como atingí-lo e como fazer com que sua empresa possa aprimorar seus produtos e técnicas a fim de obter melhores resultados. O ideal seria “morar” na mente do consumidor para conhecê-la a ponto de não restar dúvidas quanto os seus desejos. Mas isso é possível? Dependendo do ponto de vista, sim... ou não!

Muitas pesquisas são realizadas com a intenção de entender um determinado público consumidor de um determinado produto, pois assim, torna-se mais próxima a possibilidade de atingir o objetivo que é de conhecer melhor a respeito do comportamento do consumidor.
Altos investimentos vêm sendo empregados por organizações que desejam conhecer seu público para desenvolver seus produtos e suas campanhas da melhor maneira possível.

Os processos decisórios de compra dos consumidores não são iguais, porém pode-se classificá-los de uma forma básica, visando uma melhor ilustração:

O “reconhecimento de uma necessidade” faz com que o consumidor perceba que está necessitando de algo para suprir seus fatores internos (que pode ser causado por fome, sede, falta de uma determinada roupa etc.).

Após, há a “busca por informações” na qual o consumidor irá buscar algo a respeito do que necessita para satisfazer a sua necessidade. Dependendo da necessidade, esta busca poderá ser realizada por meio de cartazes, familiares e amigos, catálogos, anúncios etc.

Na “avaliação das informações” o consumidor analisa as informações recebidas no passo anterior, levando em consideração informações relevantes quanto ao preço e nível de qualidade do produto, localização da loja etc.

Por fim, há a “decisão da compra”, a qual ocorre depois de avaliadas as informações. O consumidor irá optar pela compra do produto de acordo com as percepções recebidas ao longo do processo existente entre o reconhecimento da necessidade e a avaliação de todas as informações recebidas.

Observando tais passos, é simples imaginar que alguém, por exemplo, com muita sede, irá parar em um local para comprar uma água e, assim, saciar sua necessidade. Porém na prática, devido às influências recebidas, algo aparentemente “óbvio” não ocorre desta maneira... Acompanhe:

Imagine-se em uma pequena cidade... está fazendo um calor de aproximadamente 40° e você sente uma grande sede. Visando satisfazer sua necessidade, entra em um pequeno bar da cidade (o único), sem qualquer cartaz publicitário, e vê uma geladeira repleta de água em garrafinhas e somente duas latinhas de Coca-Cola no fundo da geladeira... o que vai comprar??? Agora, imagine-se nesta mesma cena, porém o bar da cidade possui diversas propagandas de “Mate sua sede... Beba Coca-Cola” com imagens que chamam a sua atenção e, na geladeira, diversas latas da bebida e, ao lado, algumas garrafinhas de água... neste caso o que vai comprar???

O consumidor está suscetível à influência de diversos fatores... Certa lógica para a compra pode até existir, porém o que fará com que a escolha seja por este ou aquele produtos serão fatores externos. Analisando esta afirmativa, podemos entender que tamanha é a importância do marketing dentro de um processo de comercialização de produtos. Não somente uma boa embalagem e um bom posicionamento no ponto de venda são fontes de sucesso para a venda de um produto, pois uma série de fatores, unidos, pode vir a contribuir para que a marca seja reconhecida e, com isso, atinja um maior número de representatividade e vendas no comércio.
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(Post escrito com o Auxílio da leitura do Artigo "Entendendo a mente do consumidor", de José G. Lupoli Junior)

domingo, 1 de novembro de 2009

Marketing de Serviços

Vou voltar a falar um pouco mais sobre Marketing... acho que este Blog estava mais voltado para Recursos Humanos... rs*
Bem... Hoje vou falar sobre a importância do Marketing de Serviços dentro de nossa atual sociedade, uma vez que a “venda de serviços” vem se tornando mais atrativa do que a venda de produtos em si! As pessoas não têm mais tempo para realizar todas as suas atividades e, com isso, pagam para que terceiros as realizem, tornando assim, o marketing de serviços muito importante!
Primeiro, vamos definir o que é serviço: “Transformação realizada por uma empresa / indivíduo cujo objetivo não está associado à transferência de um bem”.
Os serviços diferem dos produtos devido à:
- Intangibilidade;
- Indivisibilidade;
- Variabilidade;
- Perecibilidade.
O Marketing de Serviços tem como função priorizar o relacionamento com o cliente, visando que este se sinta satisfeito com todo o serviço prestado e possa, também, dar sugestões de melhoria contínua. Há a possibilidade de a empresa montar um Banco de Dados para saber o perfil de seus clientes e, com isso, ir em busca de melhor qualificação para seus serviços e colaboradores.
Em uma estratégia de marketing, a empresa pode montar um Clube de Clientes, voltando suas ações para uma melhora no relacionamento, dando a estes um cartão personalizado, o qual possibilitará ser incluído em um programa de benefícios, contatos constantes com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e uma melhor estrutura identitária deste cliente.
O CRM (Customer Relationship Management) também é uma importante ferramenta a ser utilizada pelo marketing de serviços. (Há informações sobre CRM no primeiro post deste Blog!)
Se digitar na página de buscas do Google (www.google.com.br) “venda de serviços” irá aparecer que esta busca terá 16.600.000 resultados!!! E esta é só uma ideia de como tal assunto está em voga!
Um exemplo básico: Um serviço é comprado junto com uma pizza, pois você compra a pizza de um estabelecimento que acredita ser limpo, que utiliza bons ingredientes, que faz bem o produto e, falando em serviços, que atende bem o cliente e entrega o pedido de acordo com o esperado. Você não seria cliente de uma pizzaria cujo telefone sempre está ocupado, tendo o tempo para fazer um pedido em torno de trinta minutos, e para entregar o tempo de espera seja cerca de duas horas. Mesmo que o sabor seja excelente, haverá um momento que o cliente não mais irá pedir sua pizza naquele local.
As empresas que vendem produtos, agregados a estes, também em muitos momentos vendem seus serviços e necessitam estar em constante melhoria de seus processos para não perder sua clientela, pois a concorrência, acirrada como está, necessita de melhoria contínua.
Enfim, o Marketing de Serviços necessita ser pensado em toda e qualquer empresa visto estar aliado aos produtos, ao atendimento, à entrega e ao serviço em si!
Pense nisso!