segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleições 2010 – Marketing Político

Em 03 de outubro de 2010, milhões de brasileiros deverão ir às urnas votar em candidatos a presidência, senadores, deputados federais e estaduais, além de governadores.
Para conhecer os candidatos, debates são promovidos, além de propagandas no horário político, em comerciais televisivos e no rádio, bem como em vídeos na internet e todos os outros tipos de meios de comunicação impressa: jornais, revistas, “santinhos” etc. Não podemos esquecer dos “shows” e “visitas” realizadas pelos candidatos em diversos locais do país.
Os candidatos passam meses tentando informar aos eleitores quais são seus números... Isso mesmo!!! Hoje mais se procura informar o número do que as propostas.
Ideias difundidas como do candidato Tiririca que informa: “Vote em mim, pior que está não fica” e informa seu número. Tantos outros candidatos “gastam” seus poucos segundos para informar qual o seu número somente.
Será que este tipo de marketing realmente funciona??? Se não faz com que as pessoas votem em determinado candidato, ao menos provoca alguma reação pois, por exemplo, quem não tem conhecimento de que o Srº Tiririca é candidato a algum cargo nestas eleições???
Estamos recebendo “santinhos” desde o mês passado, com a foto do candidato sorrindo, seu nome e número. Nada mais!!! Pois é... NADA MAIS!!!
Onde estão as propostas??? Qual o interesse que ele irá defender se eleito??? Quais são as intenções de sua campanha???
Sabemos que o marketing é a “alma do negócio” e, portanto, analisando desta maneira podemos perceber que esta alma está bastante degradada, se preocupando com números (talvez cifras... talvez outros números... ou status...), mas onde está a verdadeira preocupação com o eleitorado???
Os profissionais do marketing deveriam se preocupar em entender que a população gosta sim de informações úteis, verdadeiras, sinceras e, acima de tudo, honestas. Isso faria uma candidatura de alguém mais interessante e confiável.
Por enquanto... vamos analisando os números de candidatos que se preocupam mais em sorrir do que passar informações úteis. O que resta aos brasileiros? Atenção! Muita atenção!!! Pois não estamos em meio a uma brincadeira de alguns dias, mas decidiremos um futuro de QUATRO anos (OITO para senadores!)
É importante que se possa buscar as informações, uma vez que estas não vem até nós. Há muitos candidatos bons, muitas campanhas sérias, mas em meio a uma bagunça generalizada é necessário garimpá-las!
O marketing é muito mais que um sorriso, uma piada e um número. Deve ter essência e qualidade, portanto cabe a reflexão: “O que falta nas campanhas tem motivação no marketing mal desenvolvido ou no candidato mal preparado???

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CONARH 2010

Este ano conferimos o CONARH 2010 e podemos já de início afirmar que esta feira foi surpreendente para quem desejava se atualizar no que se refere a RH.
A organização do evento estava ótima, todos os stands bem sinalizados e os funcionários destes muito bem treinados para dar as explicações necessárias sobre suas empresas e produtos/serviços oferecidos. Um público ávido por novidades e interessado em todas as informações disponíveis naquele evento.
Cabe comentar sobre um Talk Show realizado em 18/08 que fora fantástico: Um encontro com Srª Luana Matos (líder de recrutamento da IBM), Srª Maria Eduarda Lomanto (gerente de RH da DM9), Ricardo Romeiro (gerente executivo do IEL), Carlos Bittencourt (diretor de departamento de média, pequena e micro empresas da Fiesp) e Gilberto Dimenstein (jornalista). Dimenstein iniciou sua fala agradecendo pela presença dos participantes e salientando que o convite fora efetuado para mediar o diálogo que teria a participação média de trinta pessoas, porém o público fora de mais de TREZENTAS pessoas interessadas em conhecer sobre as práticas de RH realizadas em empresas renomadas como a IBM e a DM9.
Esse encontro fora realizado pela proposta de um projeto chamado “Diálogos para o Futuro”, idealizado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e há a pretensão de se realizar diversos outros encontros. Confira em http://dialogosparaofuturo.blogspot.com/ e em http://blog.conarh.com.br/?p=977#respond mais informações sobre este encontro.
A cada stand visitado uma nova informação das práticas empregadas pelas organizações, especialmente no que se refere à inovação tecnológica em relação às práticas possíveis em Gestão de RH e em automatização das funções administrativas de departamento pessoal.
Toda esta tecnologia enfatizada, porém não se perdeu o foco de que é necessário conhecer as pessoas e dar a devida importância ao ser humano para se praticar o RH da melhor maneira possível.
É fato que para qualquer profissional ligado a esta área, sempre há a necessidade de se atualizar, pois se deve tanto focar na preparação do ser humano quanto nas questões tecnológicas que envolvem o trabalho a ser realizado.
Em próximo post voltamos a falar mais sobre o CONARH 2010 com todas as suas informações valiosas para todos os profissionais preocupados com recursos humanos!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Avaliação de Desempenho – Parte 2

Iniciamos esta temática com um post genérico a respeito do assunto e neste momento iremos abordar questões mais pontuais.
Com a intenção do Recursos Humanos de criar situações que abrangessem especialmente inovação, criatividade e comprometimento, também foram surgindo hipóteses de fazer com que a Avaliação de Desempenho fosse novamente discutida.
O início da discussão se deu especialmente sobre a ótica do por que avaliar?
Avaliar significa “julgar”, “fazer ideia de”, "apreciar"... entre outras.
E segundo Chiavenato (2005), Avaliação de Desempenho significa:

Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Dentro desta afirmativa é possível que as organizações, de acordo com seu contexto de atuação e sua cultura organizacional, iniciem um desenho de como a avaliação de desempenho deve ser realizada.
Há diversas formas de se avaliar o desempenho de um colaborador, bem como há a possibilidade de diferentes profissionais o fazer. Não há um melhor modo ou algo incorreto a ser feito, visto existirem empresas diferentes, profissionais diferentes e diversos tipos de modelos de gestão. O importante é fazer com que a avaliação de desempenho seja realizada da melhor maneira em conformidade com todos os itens citados.
Há a possibilidade de que a avaliação seja realizada pelo superior imediato, ou então pelo superior juntamente com seu subordinado, há também a avaliação para cima ou a avaliação realizada pela equipe de trabalho. Atualmente muito se tem falado sobre a avaliação 360°, a qual consiste, como o próprio nome sugere, que todos os meios envolvidos com aquele colaborador possam avaliá-lo, gerando assim um resultado bastante abrangente sobre a sua atuação.
De formulários simples a formulários produzidos por profissionais experientes nesta temática podem ser utilizados, sempre sendo importante saber se estão atendendo às necessidades da organização.
Outro importante ponto a ser pensado sobre a avaliação de desempenho é a época quando esta é realizada. Temos como exemplo um gestor de uma empresa que utiliza sua avaliação preenchida em um formulário com diversas perguntas fechadas. Este gestor possui cerca de cem funcionários a avaliar. Caso tenha que realizar todas na mesma semana, possivelmente não será possível atingir uma boa avaliação, visto a fadiga natural causada pelo trabalho, uma vez que este não estará somente focado na realização desta tarefa. Uma possível solução para tal problema pode ser que o gestor terá todo o ano para responder aos questionários, respeitando por exemplo, a data de aniversário dos colaboradores ou outro critério possível de ser adotado.
É importante que a avaliação de desempenho seja entendida por quem vai preenchê-la da forma mais profunda possível, visto sua importância estratégica dentro da organização.
Falamos aqui sobre um item imprescindível às organizações, porém muitas vezes que é dada pouca importância, mas quando utilizada da melhor maneira possível, pode atingir resultados fantásticos!

Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas: Transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.