quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estamos aprendendo...

Estamos aprendendo que uma empresa de sucesso não é aquela que vende mais, mas sim aquela que satisfaz seus clientes lhes proporcionando mais que produtos, mas sim soluções!
Houve o tempo em que a frase “patrão que é patrão impõe respeito no grito” fosse real e positiva. Hoje? Hoje a frase correta é: “líder que é líder entende o colaborador”!
Empregados? Subordinados? Agora são colaboradores! Deixaram de simplesmente realizar sua tarefa em troca de um salário e ponto, mas sim, colaboram com a empresa e, em troca desta colaboração, recebem seus salários e realização, que é mais importante!
Chefes... patrões... se tornaram líderes, gestores, administradores. Pessoas que estão na empresa visando auxiliar os colaboradores em seu crescimento e, consequentemente, fazer com que os objetivos da organização sejam alcançados.
Mudaram os conceitos, nomes, siglas... A tecnologia da informação está aí, avassaladora e necessária! Com essas mudanças, as relações de trabalho também mudaram, aliás, estão mudando! O mundo globalizado está em constante mudança e as pessoas... se adaptando... se adaptando... se adaptando...
Com todas as transformações, temos que constantemente, olhar para dentro de nós, pensarmos o que queremos, encontrar respostas, combinar estas respostas com o mundo lá fora e, com isso, continuar nossa saga em busca pela felicidade. Felicidade esta que se completa quando estamos trabalhando para algo que realmente nos faça sentido, quando estamos sendo reconhecidos pelo nosso trabalho, quando a satisfação é maior que a frustração por algo que não deu certo.
É extremamente necessário ser feliz... É extremamente necessário poder fazer outras pessoas felizes, portanto, TODOS devem pensar neste ponto. Administradores, colaboradores, gestores, colaboradores, a organização como um todo deve estar em busca de um objetivo comum. Obviamente que cada pessoa tem seus objetivos particulares, porém quando estamos falando de pessoas que trabalham em um mesmo local, com relação aos objetivos profissionais, deve ser o mesmo, pois quando uma equipe busca um denominador comum, o todo (a organização) tende a ganhar em todos os pontos.
Falamos em equipes... Sabemos que equipe não é somente um grupo de pessoas que trabalham em uma mesma organização. Equipe é um grupo engajado... Um grupo coeso... Um grupo de pessoas que buscam soluções e respostas para os mesmos problemas, de maneira unida e interagida.
Departamentos e mais departamentos são criados. Processos para descomplicar o complicado. Sistemas para resolver problemas. Pessoas para resolver mais problemas. Preocupação com os relacionamentos... Intra e interpessoais. Gestões... de pessoas, por competências, de marketing, do capital humano, de mudanças, endomarketing, qualidade de vida, etc e tal.
Então... Tudo isso me intriga... Tudo isso me Instiga... E é por isso que estou aqui! Visando passar experiências, trocar experiências, aprender sempre!
O que quero? Auxiliar e ser auxiliada! Estar em constante evolução... Globalização... Tecnologia... Conhecimento... Busca... Encontros... Aqui e em qualquer lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário