domingo, 1 de novembro de 2009

Marketing de Serviços

Vou voltar a falar um pouco mais sobre Marketing... acho que este Blog estava mais voltado para Recursos Humanos... rs*
Bem... Hoje vou falar sobre a importância do Marketing de Serviços dentro de nossa atual sociedade, uma vez que a “venda de serviços” vem se tornando mais atrativa do que a venda de produtos em si! As pessoas não têm mais tempo para realizar todas as suas atividades e, com isso, pagam para que terceiros as realizem, tornando assim, o marketing de serviços muito importante!
Primeiro, vamos definir o que é serviço: “Transformação realizada por uma empresa / indivíduo cujo objetivo não está associado à transferência de um bem”.
Os serviços diferem dos produtos devido à:
- Intangibilidade;
- Indivisibilidade;
- Variabilidade;
- Perecibilidade.
O Marketing de Serviços tem como função priorizar o relacionamento com o cliente, visando que este se sinta satisfeito com todo o serviço prestado e possa, também, dar sugestões de melhoria contínua. Há a possibilidade de a empresa montar um Banco de Dados para saber o perfil de seus clientes e, com isso, ir em busca de melhor qualificação para seus serviços e colaboradores.
Em uma estratégia de marketing, a empresa pode montar um Clube de Clientes, voltando suas ações para uma melhora no relacionamento, dando a estes um cartão personalizado, o qual possibilitará ser incluído em um programa de benefícios, contatos constantes com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e uma melhor estrutura identitária deste cliente.
O CRM (Customer Relationship Management) também é uma importante ferramenta a ser utilizada pelo marketing de serviços. (Há informações sobre CRM no primeiro post deste Blog!)
Se digitar na página de buscas do Google (www.google.com.br) “venda de serviços” irá aparecer que esta busca terá 16.600.000 resultados!!! E esta é só uma ideia de como tal assunto está em voga!
Um exemplo básico: Um serviço é comprado junto com uma pizza, pois você compra a pizza de um estabelecimento que acredita ser limpo, que utiliza bons ingredientes, que faz bem o produto e, falando em serviços, que atende bem o cliente e entrega o pedido de acordo com o esperado. Você não seria cliente de uma pizzaria cujo telefone sempre está ocupado, tendo o tempo para fazer um pedido em torno de trinta minutos, e para entregar o tempo de espera seja cerca de duas horas. Mesmo que o sabor seja excelente, haverá um momento que o cliente não mais irá pedir sua pizza naquele local.
As empresas que vendem produtos, agregados a estes, também em muitos momentos vendem seus serviços e necessitam estar em constante melhoria de seus processos para não perder sua clientela, pois a concorrência, acirrada como está, necessita de melhoria contínua.
Enfim, o Marketing de Serviços necessita ser pensado em toda e qualquer empresa visto estar aliado aos produtos, ao atendimento, à entrega e ao serviço em si!
Pense nisso!

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