segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleições 2010 – Marketing Político

Em 03 de outubro de 2010, milhões de brasileiros deverão ir às urnas votar em candidatos a presidência, senadores, deputados federais e estaduais, além de governadores.
Para conhecer os candidatos, debates são promovidos, além de propagandas no horário político, em comerciais televisivos e no rádio, bem como em vídeos na internet e todos os outros tipos de meios de comunicação impressa: jornais, revistas, “santinhos” etc. Não podemos esquecer dos “shows” e “visitas” realizadas pelos candidatos em diversos locais do país.
Os candidatos passam meses tentando informar aos eleitores quais são seus números... Isso mesmo!!! Hoje mais se procura informar o número do que as propostas.
Ideias difundidas como do candidato Tiririca que informa: “Vote em mim, pior que está não fica” e informa seu número. Tantos outros candidatos “gastam” seus poucos segundos para informar qual o seu número somente.
Será que este tipo de marketing realmente funciona??? Se não faz com que as pessoas votem em determinado candidato, ao menos provoca alguma reação pois, por exemplo, quem não tem conhecimento de que o Srº Tiririca é candidato a algum cargo nestas eleições???
Estamos recebendo “santinhos” desde o mês passado, com a foto do candidato sorrindo, seu nome e número. Nada mais!!! Pois é... NADA MAIS!!!
Onde estão as propostas??? Qual o interesse que ele irá defender se eleito??? Quais são as intenções de sua campanha???
Sabemos que o marketing é a “alma do negócio” e, portanto, analisando desta maneira podemos perceber que esta alma está bastante degradada, se preocupando com números (talvez cifras... talvez outros números... ou status...), mas onde está a verdadeira preocupação com o eleitorado???
Os profissionais do marketing deveriam se preocupar em entender que a população gosta sim de informações úteis, verdadeiras, sinceras e, acima de tudo, honestas. Isso faria uma candidatura de alguém mais interessante e confiável.
Por enquanto... vamos analisando os números de candidatos que se preocupam mais em sorrir do que passar informações úteis. O que resta aos brasileiros? Atenção! Muita atenção!!! Pois não estamos em meio a uma brincadeira de alguns dias, mas decidiremos um futuro de QUATRO anos (OITO para senadores!)
É importante que se possa buscar as informações, uma vez que estas não vem até nós. Há muitos candidatos bons, muitas campanhas sérias, mas em meio a uma bagunça generalizada é necessário garimpá-las!
O marketing é muito mais que um sorriso, uma piada e um número. Deve ter essência e qualidade, portanto cabe a reflexão: “O que falta nas campanhas tem motivação no marketing mal desenvolvido ou no candidato mal preparado???

Um comentário:

  1. Devo dizer que não é de hoje que seja na tv ou nos santinhos, geralemtne o candidato só fala o nome e o número mesmo, seja pela falta de tempo, seja pela falta de verba, seja pela falta de propostas. E faz alguns anos que surgiram os candidatos "estrelinhas" aventureiros como caça níqueis se candidatanto, Agnaldo Timóteo, o que ele fez até hoje??? nada...niente...Netinho se candidatou pra vereador e ganho, e agora quer o senado??? Meu deeeooosss...e pior q vai ganha...já q são 2 vagas e só tem tranqueira se candidatando...Os dois do KLB se candidatando...os 2...sei lá quem é quem, sei lá qual é qual...mas pior q vão ganha...

    Sem conta mulher pera (nunca ouvi fala), maguila, vampeta, marcelinho carioca, e todo mundo que já jogo no corinthians...Falando em Corinthians...aaahhh o Corinthians...a menos de um mes pra eleição...surge o estádio do Corinthians...e já pra copa...sem nem verem o projeto...e não é de hoje que boicotaram o São Paulo...Pro São Paulo o estádio era todo problematico, tinha 500 coisas pra resolve...etc etc...pro Corinthians que nem o estádio tme ainda, longe, dificil acesso, sem hotel 5 estrelas, grades hospitais, etc etc etc perto ta tudo bem né??? é conxavo daqui pra lá (pra que time torce o presidente??? presidente de q time tava na delegação da ultima copa??? a troco de que??? do brilhante ível de inglês dele???)
    Obs: sou Palmeirense...não tenho o pq defende o Corinthians ou o São Paulo...só estou analisando os fatos que tão na cara...

    Tem tb aqueles que sempre tentavam se elege nos grandes cargos, rodavam, e agora se candidatam a vereador, deputado, etc. eu hamo isso de efeito Enéas, sempre levo pau pra presidente, foi pra deputado federal e ganho fácil...

    Voltando um pouco ao Mareting, vai no you tube e põe Lindolfo Pires...candidato lá do nordesyte, ve um dos jingles que ele fez, por um lado é comico, pelo menos é um jingles que fica na mente, bem viral, por outro é sensacional...Outros utilizam o "marketing do medo"..."olha vota naquele se não não vai te bolsa isso e aquilo"..."vota na gente se não não vai te copa do mundo no Brasil"...outros que falam "eu que mando mas eu não fiz nada de bom...quem fez foi a ministra que eu coloquei agora"...

    Gente que muda completamente a aparencia...faz plastica, lipo, vende a alma pro diabo...tudo pra se elege (entenda-se perpertuar o poder)...pesquisa q diz que tal governo tem apenas 4% de rejeição (prazer, eu e uns 90% do estado de São Paulo inteiro e todo o sudeste somos os 4%) Até supostas doenças graves surgem...Mensalão, dolar na cueca??? Basta dizer "eu não sei de nada" O Collor que só faltaram taca na fogueira comparado a certos governos hoje seria um mero ladrão de carteira do centro da cidade...



    Eu to realemnte com medo do nosso senado, camara federal e presidencia viu...medo e inconformado...
    Eu sei que do jeito que ta até eu vo me candidata..."COPANHEIROS E COPANHEIRAS...NÃO ME DEIXEM SÓ"

    Carlos Mazmanian
    http://twitter.com/carlosmaz

    ResponderExcluir