segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jogada de Marketing

Algo importante para um profissional de marketing é buscar novas ideias, conceitos diferenciados e maneiras de fazer com que seu trabalho tenha os melhores resultados possíveis.

Quando falamos em propagandas, temos a certeza de que é necessário fazer com que um profissional esteja “antenado” sobre tudo para ter bases concretas para idealizar algo que seja inovador e que tenha a ver com a mensagem que se deseja transmitir.

Não basta ao profissional de marketing somente estudar anos na faculdade, participar de palestras e cursos, fazer seus trabalhos e depois achar que pode ser o melhor profissional do mundo pois sempre fora elogiado por sua criatividade. É necessário muito mais!!!

Dedicação é uma palavra de sucesso para todas as profissões, portanto essa é a primeira importante dica! Ao se dedicar em seu trabalho, o profissional da área vai buscar informações em todos os meios possíveis, pontuando quais são relevantes para seu trabalho atual e quais são relevantes para sua carreira. Sempre se atualizar e buscar conhecer o que há de melhor no mercado também possibilita ao profissional, meios para se qualificar e melhorar ainda mais suas chances de sucesso.

Nada deve ser copiado... Nunca!!! Mas tudo pode ser observado, melhorado e, quando falamos em concorrência no mercado, tudo o que for criado será ainda melhor.

Um exemplo de uma “jogada de marketing” muito bem feita deu-se semana passada pela Coca-Cola. Empresa atuante no mundo inteiro e conhecida por quase todos os seres humanos! Todos nós sabemos que a cor principal das embalagens dos produtos da empresa é vermelha e que isso não muda, exceto produtos diet ou a Coca-Cola zero. Porém entre os meses de novembro/2011 e fevereiro/2012 as latas do refrigerante serão brancas com desenhos de ursos polares. Isso mesmo!!! A Coca-Cola irá inovar durante esses meses com uma intenção nobre: Chamar a atenção quanto à importância da preservação dos ursos polares (tão utilizados em suas propagandas de fim de ano!).

Com isso a empresa irá modernizar suas embalagens, demonstrar sua preocupação em relação à sustentabilidade do planeta, e visa também aumentar suas vendas em um período do ano em que estas caem devido ao inverno. Inverno?! Pois é... Estes produtos somente serão vendidos no Canadá e Estados Unidos, o Brasil ficará de fora desta, exceto por colecionadores que irão tentar adquirir uma dessas latas que serão fabricadas em um total de 1 bilhão.

Algo simples, porém que demonstra uma série de situações importantes dentro do marketing. Com este exemplo podemos aprender sobre a necessidade de se inovar e buscar superar os objetivos!

Boa sorte à Coca-Cola, aos ursos polares e aos profissionais de marketing!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário