terça-feira, 29 de setembro de 2009

Seleção de Pessoal...

Hoje resolvi escrever mais que uma simples postagem, mas sim um desabafo, de muito que já vi e, antes de estudar tudo o que já estudei, sabia que não estava correto!!!
Acredito que quem está lendo esta postagem neste momento já participou, minimamente, de uma entrevista de emprego. Faça uma análise... o que achou da(s) entrevista(s) a(s) qual(is) participou...

Já fui convidada para entrevistas destinadas a cargos que não tinham nada a ver com minha formação profissional e meus objetivos, já recebi inúmeros telefonemas me convidando para entrevistas cuja única informação que poderiam me passar era o nome da vaga e nada mais, entrevistas para vagas que eram somente destinadas a pessoas do sexo masculino, para vagas destinadas a pessoas que tivessem veículo (e eu não tenho!)... Quantos erros que, sinceramente, são imperdoáveis!

Sabe por qual motivo acredito que são imperdoáveis... CUSTOS... Tempo é dinheiro!!! Tanto para a empresa quanto para o candidato! E quanto tempo ($$$$) não se perde com erros grosseiros que facilmente poderiam ser evitados???

Informação... Comunicação... Se esses dois itens são sempre pedidos dentro da empresa a seus colaboradores, por que não utilizá-los também para contratar novos empregados???

É claro que não somente são necessários estes dois itens, mas um conjunto de fatores pode levar a muitos resultados positivos... para isso é importantíssimo que os profissionais que irão fazer, desde a captação de recursos até o treinamento do novo colaborador, estarem capacitados!!!

Sou formada em Marketing e sei que para um sucesso nesta área é extremamente necessário conhecer o consumidor! Como? Através de inúmeras estratégias que são realizadas dependendo do objetivo que se deseja atingir, dependendo do que é desejável conhecer, de quais informações necessita para se formular um novo produto ou uma campanha de marketing. Então por qual motivo não ter estas estratégias para se falar em contratação. Quem é o cliente interno da empresa... não são os colaboradores??? Então o que leva uma empresa a não saber como contratar, como captar currículos, como elaborar um processo seletivo???

Infelizmente, realizando meus estudos, percebo que em nosso país ainda faltam investimentos na área de Gestão de Pessoas e de Marketing... É necessário que organizações possam abrir seus olhos para este mundo que tem mudanças constantes! É necessário cuidar mais do seu público interno, sem deixar o público externo de lado!

Atualmente tem-se falado sobre Contratação por Competências... Infelizmente um "modismo" está à solta!!! Organizações que sequer têm os desenhos dos cargos dizem que contratam por competência e colocam na descrição da vaga que o candidato deve ter foco em competências! Mas afinal o que é C-O-M-P-E-T-Ê-N-C-I-A????

Hum... essa vou deixar para um novo post, pois já desabafei um pouco do que gostaria e desejo que você procure conhecer mais sobre este tema e avalie como isto está sendo implantado em sua organização!

Prometo que ainda esta semana irei fazer uma nova postagem com o tema Competência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário