quarta-feira, 30 de setembro de 2009

C O M P E T Ê N C I A

Segundo o dicionário Aurélio: 2."capacidade, aptidão".
Será que é fácil medir a competência dos colaboradores dentro de uma organização? Com certeza não, mas mais que medir... é necessário melhorar as competências. E melhorar as competências é possível?
A resposta é positiva, pois é possível aprimorar as competências dos colaboradores para, consequentemente, melhorar os resultados procurados pelas empresas.
Ontem postei aqui sobre “Seleção de Pessoal” e falamos um pouco sobre competências, mas afinal, como uma empresa irá selecionar por competências e, além disso, buscar melhorar as competências já existentes na organização?
Antes de falar de competência é preciso fazer uma análise da estrutura da organização, principalmente em relação ao desenho dos cargos e às atribuições destes, pois como falar em competências dentro de uma empresa que sequer tem documentadas quais as funções de cada colaborador?
Após este criterioso exercício (que inicialmente pode parecer apenas burocrático e dispendioso, mas que irá mostrar toda a sua importância ao passo do avanço dos acontecimentos) pode-se procurar fazer um link entre todas as funções e quais aptidões são necessárias para realizá-las. Tendo conhecimento de quais são as aptidões necessárias, pode-se verificar quais estão deficientes e procurar treinamentos para desenvolvê-los.
Os colaboradores devem ter o CONHECIMENTO (que podemos pontuar como a extenção da teoria), a HABILIDADE (que é o saber fazer) e a ATITUDE (classificada como o comportamento ideal para as determinadas situações)... Esse é o famoso "CHA" que visa pontuar como é atingir a competência!
Aqui está um “mapinha” simples para se conseguir visualizar melhor como ter competência em sua organização!
Fácil? NÃO! Possível? SEMPRE... em qualquer organização!

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