sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Antes de falarmos sobre a Gestão Estratégica de Recursos Humanos, faz-se necessário que possamos entender do que se trata um Plano Estratégico Organizacional, pois é ele que dará diretrizes para fazer com que as estratégias de diferentes setores dentro da organização possam ser alinhadas e, com isso, os objetivos propostos possam ser atingidos.

"A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A estratégia define o comportamento da organização em um ambiente mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e dos objetivos principais da organização". (CHIAVENATO, 1999, p. 49)

Quando uma organização estabelece sua Missão, Visão e Valores ela busca também colocar a seus clientes e colaboradores quais são os parâmetros a serem seguidos durante certo período de tempo e, até mesmo, o que espera alcançar no presente e futuro. Após estabelecer tais critérios, analisando toda a organização atual e fazendo uma junção do que se espera, sempre levando em conta os fatores externos, deve-se formular o Plano Estratégico Organizacional.

Para que os objetivos desse planejamento sejam atingidos é necessário que estejam atrelados ao planejamento estratégico de RH, que irá formular todas as suas ações como parte integrante deste plano, pois assim estará em plena conformidade com o que a empresa desejar para si e para seus colaboradores.

Ao não levar em conta objetivos estratégicos, possivelmente, uma organização corre o risco de logo ter que reformular suas ações, tanto devido a fatores internos, quanto fatores externos que vierem a estabelecer mudanças significativas evitando que o planejado seja executado.

Por isso, a estratégia organizacional deve ser entendida também como um mecanismo de aprendizagem para as pessoas que participam da organização e utilizam sua bagagem de conhecimentos para rever objetivos traçados, procedimentos estabelecidos, erros e acertos cometidos (CHIAVENATO,1999).

Existem diferentes modelos de planejamento estratégico de RH que visam facilitar o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos, alguns mais abrangentes, outros mais específicos, mas independente disso para que o planejamento seja executado e alcance seus propósitos, é preciso que este seja capaz de envolver e motivar todos os colaboradores da organização, portanto deve ser amplamente difundido, comunicado e realizado por pessoas capazes de desempenhá-lo adequadamente.
.
Auxiliaram neste Post: Diana Manzano e Eliane Ikehara
Bibliografia consultada: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário