segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) - PARTE 2

Voltamos a falar sobre este assunto, já abordado em 22 de setembro de 2009 de forma genérica...
Mais uma vez enfatizo a importância de que as empresas e os gestores possam dedicar uma atenção especial em analisar como está a Qualidade de Vida no Trabalho de seus colaboradores para, com isso, possivelmente vir a atingir pontos positivos.
Segundo diversos autores, a QVT recebe contribuições de diferentes ciências, as quais segundo Lindolfo G. de Albuquerque e Ana Cristina L. França em um artigo publicado na Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 2007, pág 41, destacam-se:

- Saúde: Visa preservar a integridade física, mental e social do indivíduo;

- Ecologia: Envolve o ser humano como responsável pela preservação dos seres-vivos e ecossistema; - Ergonomia: Condições de trabalho ligadas à pessoa;

- Psicologia: Coloca a importância de se entender as atitudes (influenciadas por uma série de questões) dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho; - Sociologia: Analisa a relação das influências no contexto cultural e antropológico da organização;

- Economia: Aponta que os bens são finitos e que deve haver uma forma equilibrada na distribuição de bens, recursos e serviços;
- Administração: Mobiliza recursos visando atingir resultados; - Engenharia: Preocupa-se em elaborar soluções para os diversos setores da organização visando melhorar os processos.

Para se obter a QVT muitas vezes (quase em sua totalidade) as organizações devem modificar os aspectos do meio ambiente do trabalho, criando novas situações favoráveis a resolver os problemas apontados pela falta da qualidade. As mudanças podem ser realizadas tanto no espaço físico, por exemplo na reformulação dos postos de trabalho, como nas atribuições dos colaboradores, no qual podemos utilizar como exemplo a criação de grupos de trabalho visando que estes dêem aos colaboradores um maior grau de participação.
As organizações não devem somente conceituar a QVT, mas sim analisar quais pontos são interligados a esta e verificar as ações que podem ser realizadas de acordo com a realidade organizacional para reuní-las em um “Programa de QVT”; é de suma importância que este programa se adapte às necessidades colocadas, respeitando os objetivos da organização.


Post escrito com a contribuição do acesso ao site http://www.rausp.usp.br (Título: Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total / Autor: Lindolfo Galvão de Albuquerque e Ana Cristina Limongi França / Volume: 33 - Número: 2 - Data: abril / junho / 1998 Tipo: Artigo) – Acesso em 04/04/2009.

Fontes das Imagens:
Saúde -
http://sites.google.com/site/cursoavancadoemead/_/rsrc/1235692440164/por-que-usar-ead-na-saude/ead%20saude.jpg
Ecologia - http://img341.imageshack.us/i/ecologia03bx1.png/
Ergonomia - http://1.bp.blogspot.com/_RbGmKUYOYtQ/Sn2xZXisCOI/AAAAAAAAATs/-UznmYDugX4/s320/ergonomia.jpg
Psicologia - http://fjnavas.files.wordpress.com/2009/03/psicologia.jpg
Sociologia - http://www.armazemdeideias.net/images/missoes/antropologia.jpg
Economia - http://jornale.com.br/mirian/wp-content/uploads/2009/04/economia.jpg
Administração - http://www.portaldaadministracao.org/postimage/0031.jpg
Engenharia - http://1.bp.blogspot.com/_SSjOK5jWtL0/SwSD_47nUhI/AAAAAAAAIRo/sJF0KqjshGI/s400/quebra+cabe%C3%A7as.jpg

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