terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gestão do Conhecimento

Falar sobre esta temática é importante para que nossa pretensão de dialogar sobre assuntos que são parte de organizações de sucesso e podem ser implantadas em todas as outras, seja atingida!
Antes de falar sobre a Gestão do Conhecimento, necessitamos refletir sobre a conceituação de Conhecimento...
Quando estudei esta matéria na pós graduação, um exercício feito pelo mestre para que pudéssemos conceituar o que era o Conhecimento, nos levou a uma reflexão sobre a importância desta e quanto, em diversos momentos, deixamos de pensar nos pontos importantes e iniciais de algo para, assim, realmente utilizarmos o que é necessário para aprender mais, e melhor.
Você... como conceitua CONHECIMENTO??? Isso mesmo... reflita alguns segundos e se dê uma boa resposta...
Cabe ressaltar a importância de diferenciarmos Conhecimento de Informação!!! Informação é um dado existente, pronto, barato e abundante, já o conhecimento não!
A melhor conceituação de Conhecimento que pude observar fora: “Resultado da transformação de um dado em algo novo, de forma criativa”. Realmente o conhecimento é diferente da informação, pois ela deriva de um processo de criação, ou seja, algo que não é tão simples de ser atingido.
Quantas são as pessoas em sua organização que sabem realizar uma tarefa somente de uma maneira, e quando algo novo surge, elas se sentem perdidas, sem exatamente saber como agir??? Essas pessoas tem informação, mas não sabem o que fazer com elas, não sabem criar respostas novas com as informações existentes, portanto, não tem conhecimento!
Chegamos ao ponto principal: Uma organização necessita ser inteligente o suficiente para fazer com que seus colaboradores tenham conhecimento de seu trabalho, para que estes criem a cada dia algo novo, para que estes saibam melhorar os processos de trabalho e, consequentemente, melhorar sua produtividade, bem como aumentar sua qualidade.
Fazer uma Gestão do Conhecimento para todos os departamentos da organização não é simples como se parece, pois a organização necessita ser madura o suficiente para receber tudo o que as “mentes brilhantes” de seus colaboradores gerarem. É necessário estar preparada para agir sempre e quando necessário, recebendo as informações e dando o feedback a cada necessidade.
Estamos na Era do Conhecimento e, a cada dia, esta era será mais exigente. O mundo globalizado já nos faz competir com pessoas localizadas em qualquer lugar, sendo que o maior diferencial é o conhecimento que elas têm e quanto podem gerar para a organização com isso.
Necessitamos sair de nosso comodismo para aumentar nossa capacidade de conhecer cada vez mais, bem como as organizações necessitam rever seus conceitos para fazer com que os colaboradores se sintam instigados a conhecer e contribuir em todos os pontos de seu trabalho.
Em novas postagens estaremos abordando ainda mais este tema, além de ideias simples que podem ser aplicadas por todas as organizações utilizando-se da Gestão do Conhecimento.

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