segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SIM – Sistema de Informação de Marketing

Vamos falar sobre algo que, assim como o CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence) permitem que as informações sejam disponibilizadas de forma rápida, precisa e relevante.
O SIM (Sistema de Informação de Marketing) é utilizado por organizações que desejam fazer de suas informações algo relevante e bem utilizável, otimizando assim os processos do departamento de marketing. Normalmente tal Sistema é utilizado por empresas de médio ou grande porte, devido à sua complexidade, bem como ao custo de sua implantação e necessidade de demanda.
Compondo o SIM, afirmamos que há uma junção de diversos fatores, são eles:
- Pessoas (que sejam preparadas e bem qualificadas para utilizar o sistema);
- Equipamentos (bons equipamentos de hardware e softwares que atendam às necessidades);
- Procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa (para possibilitar que as decisões de marketing sejam tomadas com base nos dados).
Com estes fatores, o SIM utilizado pela organização, obtém as informações a serem utilizadas de modo que sejam priorizadas as necessidades, auxilia aos gestores para que estes avaliem as informações coletadas, bem como distribui estas informações de maneira precisa e oportuna, para que todas as necessidades sejam sanadas da melhor maneira possível dentro do departamento de marketing e áreas afins.
Uma frase que acho bastante interessante para explicar o SIM é:
O SIM da empresa deve representar o cruzamento entre aquilo que os administradores pensam que precisam, o que eles realmente necessitam e o que é economicamente viável.”
O Sistema de Informação de Marketing faz com que as informações obtidas pela empresa sejam tratadas de forma sofisticada, objetivando melhoria nos processos, bem como revisão para que todas as necessidades dos consumidores em relação ao produto, sejam atendidas.
Alguns sistemas do SIM são:
- Sistema de Registros Internos;
- Sistema de Informações de Vendas;
- Sistema de Inteligência de Marketing.
Esses sistemas possuem as informações corretas para fazer com que os dados sejam bem utilizados pela organização.
Mais uma vez insisto que as organizações, para darem alguns passos, necessitam ter maturidade suficiente. No caso de uma possível implantação do SIM, faz-se necessário que profissionais sejam capacitados para utilizar as informações, bem como que o máximo proveito seja feito de todas as possibilidades fornecidas pelo sistema.
Em postagens futuras falaremos ainda mais sobre o SIM, que é um Sistema complexo, que se utiliza de vários outros sistemas também complexos, porém que possui resultados fantásticos para as organizações que o utiliza.

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