terça-feira, 15 de setembro de 2009

ENDOMARKETING

Entender sobre este assunto e aplicá-lo leva muitas empresas a um grande sucesso... Para quem nunca ouviu falar sobre este tema, vamos discutir um pouco sobre...
Como já havíamos abordado aqui, colaboradores satisfeitos auxiliam na melhora dos resultados.
Um dos meios para se buscar a satisfação dos colaboradores é através do Endomarketing.
Primeiro, precisamos entender o que caracteriza este termo para, após, compreendermos sua utilização.
Endo” (grego) significa “movimento para dentro” e “Marketing” pode ser considerado como um “conjunto de estratégias que cuidam desde o planejamento de um futuro produto até a pós-venda”. Então o Endomarketing trata do cuidado com o cliente interno, ou seja, o colaborador da organização.
Ações podem ser realizadas visando que o colaborador sinta-se tão importante e especial quanto realmente é, pois uma empresa sem funcionários não existiria!!!
Antes de iniciar as ações, a empresa deve analisar como está a difusão de sua Missão, Visão e Valores dentro da organização e, além disso, deve sempre discutir a respeito destes fatores para que os mesmos continuem de acordo com a imagem que a organização tem e deseja passar a seus clientes, fornecedores e colaboradores. Após esta análise, a organização deve visualizar quais pontos mais importantes ainda faltam ser difundidos entre os colaboradores e, utilizando a ferramenta de Endomarketing, que também cuida da comunicação e integração da equipe, deve difundir tais pontos.
Aqui não vamos colocar, passo a passo, o que uma organização deve fazer para implantar o Endomarketing, mas podemos garantir que a preocupação com a integração da equipe, comunicação clara em todos os aspectos, auto-estima dos colaboradores e difusão de valores da organização, são pontos principais para se ter sucesso neste projeto.
Para uma boa implantação deste processo, a junção entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos pode ser bastante proveitosa, pois a criatividade e conceitos do Marketing, com a preocupação da gestão de pessoas dos Recursos Humanos, levará o projeto a um equilíbrio buscando sempre resultados positivos à organização.
Não são “fórmulas prontas” existentes para obter sucesso no Endomarketing, mas sim a junção de colaboradores comprometidos e felizes com seu trabalho, uma diretoria da organização que visualiza a importância destes fatores e o comprometimento de toda uma organização em dar subsídios para que as ações possam acontecer!!!


Um comentário:

  1. Nossa....eu AMEI TODAS ESTAS INFORMAÇÕES DE ENDOMARKETING, GOSTARIA DE FICAR RECEBENDO, SEMPRE....PODE SER????

    ResponderExcluir